Informações sobre disposição do lixo, utilização de mesas e som em veículos
Ilhabela se prepara para receber cerca de 200 mil visitantes durante toda a temporada. O número é considerado um fator muito positivo aos olhos de seus moradores e comerciantes, pois gera empregos e aquece a economia local.
Por outro lado, durante este período, os resíduos coletados pelos caminhões de lixo quase que quadriplicam. Em média, a cidade produz 22 toneladas de lixo orgânico por dia que são transportados para o município de Tremembé a 160 km, ao custo anual de R$ 1,8 milhões.
Para a cidade não se transformar em um caos, a Prefeitura de Ilhabela orienta os turistas e veranistas durante sua estadia para separarem o lixo orgânico do reciclável e não depositarem podas, entulhos ou material de construção nas calçadas.
Os visitantes também não podem acampar, fazer piquenique e nem levar animais às praias. O limite de mesas e cadeiras nas praias também deve ser respeitados.
Os limites de som permitidos por lei, inclusive nos automóveis, devem ser respeitados. Os condutores também devem lembrar que a velocidade máxima permitida no município de 40 km por hora e que, no centro histórico de (Vila), o comércio local vende bilhetes para a Zona Verde Azul.
Fonte: Assessoria de Comunicação | PMI