quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Secretaria da Cultura promove exposição de xilogravuras em Ilhabela

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, está com seu acervo de xilogravuras exposto com obras dos artistas Marcio Pannunzio, reconhecido internacionalmente, Laís Helena e Helenira Ribeiro, ambas vencedoras do Prêmio Aquisição 2011 do XXXIV Salão de Artes Plásticas Waldemar Belisário. Pannunzio mora em Ilhabela, mas conquistou o mundo com sua arte, com obras em toda a América do Norte e na Europa.

Esta é a oportunidade de a população conhecer um pouco da xilografia que ainda e que a cada dia vem conquistando mais o gosto popular, ganhando seu espaço e se garantindo como novo potencial artístico no município. Xilogravura é a técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte adequado. É um processo muito parecido com um carimbo.

A xilogravura é uma técnica em que se entalha na madeira a figura matriz que se pretende imprimir. Em seguida usa-se um rolo de borracha embebecida em tinta, tocando só as partes elevadas do entalhe. O final do processo é a impressão em alto relevo em papel ou pano especial, que fica impregnado com a tinta, revelando a figura. A mostra permanecerá até o fim de janeiro e acontece paralelamente a exposição do artista Alexandre Rosalino, esta termina no dia 4 de janeiro. A Secretaria da Cultura fica na Rua Dr. Carvalho, 80, na Vila, e está aberta à visitação todos os dias, com entrada gratuita.

Fonte: Assessoria de Comunicação | PMI
Foto: Breno Salinas | PMI