domingo, 2 de dezembro de 2012

CONDIÇÕES PERFEITAS PARA VELA MARCAM PENÚLTIMO DIA DE REGATAS DA COPA SUZUKI JIMNY


Campeonato, um dos mais acirrados do País, conhecerá os campeões da temporada nas classes HPE, C30, ORC e RGS neste domingo

Chroma e Touché
O penúltimo dia de regatas da Copa Suzuki Jimny foi especial para os velejadores que disputam o campeonato de oceano no Yacht Club de Ilhabela (YCI). A organização aproveitou as condições ideais para a modalidade neste sábado (1) no litoral norte paulista para fazer três provas para os HPE, C30 e ORC e duas para os RGS (A,B,C e Cruiser). Os ventos na direção leste variaram de 15 a 18 nós na Ponta das Canas, na parte norte da ilha. Os resultados da etapa foram importantes para o circuito, que conhecerá seus campeões neste domingo (2).

"Foi um dia especial, principalmente porque conseguimos fazer três provas para os ORC, os maiores barcos da flotilha. O vento quase não rondou e conseguimos fazer provas de aproximadamente uma hora sem problemas. A tarde estava agradável", explicou Cuca Sodré, organizador da Comissão de Regatas.

Na ORC, o Touché (Ernesto Breda) fez sua penúltima apresentação oficial no Brasil. O barco será vendido após o Mundial da categoria em 2013 na Itália e despede-se neste domingo. O Chroma (Luiz Gustavo Crescenzo), fita azul da Volta a Ilhabela - Sir Peter Blake no sábado passado, rivaliza com a equipe do tradicional e vencedor veleiro.

Na HPE, por exemplo, o Ginga (Breno Chvaicer) venceu duas regatas e terminou a outra em segundo, ampliando suia vantagem para o vice no geral, o SER Glass Eternity (Marcelo Bellotti). "O resultado traduz o entrosamento da tripulação que está sempre velejando junta. As regatas estão cada vez mais disputadas e isso faz a diferença. Pretendemos repetir o bom desempenho nas últimas provas", disse Breno Chvaicer. O Ginga praticamente não pode mais ser alcançado e já pode ser considerado o virtual campeão da temporada.

Na C30, o TNT Loyal (Marcelo Massa) cruzou a linha de chegada em primeiro lugar nas três regatas deste sábado e soma cinco pontos de vantagem para o Barracuda (Humberto Diniz). "Essa vitória é fruto de dedicação e trabalho. Ficamos fora apenas da primeira etapa e, de lá pra cá, aproveitamos todas as oportunidades para entrosar a equipe, com velejadores de nível", contou Marcelo Massa, que comanda a tripulação ‘mais profissional’ do circuito.

Velejadores profissionais reforçam as equipes em Ilhabela - Assim como o grupo do TNT Loyal, equipes que disputam a Copa Suzuki Jimny contrataram atletas de ponta ao longo da temporada para reforçar a tripulação. Entre os C30, o Loyal tem a armada gaúcha liderada por André ‘Bochecha’ Fonseca, Gustavo Thiessen e os irmãos Paradeda. Na mesma classe, o Barracuda foi atrás do velejador olímpico Fábio Pillar. "O C30, além de ser o barco mais divertido entre as opções na vela oceânica, tem custo-benefício e fácil de velejar. O veleiro é bom nas manobras, rápido e estável. Só tende a crescer a categoria, quem correr vai se apaixonar", reforçou Fábio Pillar.

Os HPEs SER Glass, Bixiga e Relaxa Next Caixa investiram nos campeões mundiais Bruno Prada e Maurício Santa Cruz. "A categoria é muito disputada e a chegada de velejadores que fazem campanhas olímpicas e pan-americanas contribui para a evolução da modalidade", falou Santa Cruz, bicampeão pan-americano de J24.

Entre os RGS, destaque desse sábado para o Fram (Felipe Aidar) na A, Nomad (Mauro Dottori), na B e Hélios II - Hospital Sírio Libanês(Marcos Lobo), na Cruiser. Os três são virtuais campeões em suas categorias e só precisam entrar na água neste domingo para confirmar o título. Já na subdivisão C, a briga é a mais acirrada de todas. Três equipes estão na disputa Rainha Mix Saúde (Leonardo Pacheco), Ariel (Luis Pimenta) e YDYPY (Marco Aleixo).

A Copa Suzuki Jimny / XII Circuito Ilhabela de Vela Oceânica tem organização do Yacht Club de Ilhabela, com patrocínio máster da Suzuki Veículos e co-patrocíno da SER Glass. Os apoiadores são a Prefeitura Municipal de Ilhabela, Brancante Seguros, Ancoradouro e Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião.

fonte: ZDL de Comunicação
foto: Aline Bassi | Balaio de Ideias