O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), se reuniu com a presidente da Sabesp, Dilma Penna, na última quarta-feira (12/12), em São Paulo, para tratar de novos investimentos em saneamento básico no município. O secretário de Desenvolvimento Metropolitano, deputado Edson Aparecido, que a partir do próximo dia 17 será o novo chefe da Casa Civil, também participou do encontro.
Segundo o prefeito, os próximos investimentos em rede coletora e tratamento de esgoto serão feitos na região da Água Branca, incluindo os bairros Reino e Green Park. “Conseguimos elevar o índice de tratamento de esgoto dos 4% que encontramos ao assumir o governo em 2009 para mais de 50%. Agora, conforme os investimentos previstos, a meta é ultrapassar os 70% até dezembro de 2014”, declarou Colucci.
A mudança é resultado da maior obra de saneamento básico da história de Ilhabela. Somente as obras da Fase 3 englobaram os bairros Perequê, Morro da Cruz, Itaquanduba, Itaguassú e a reversão do esgoto coletado no Saco da Capela/Vila para a nova Estação de Pré-Condicionamento do Itaquanduba, possibilitando assim a desativação da antiga estação localizada ao lado do prédio da Câmara.
A própria Prefeitura investiu mais de R$ 1 milhão do orçamento municipal em obras de saneamento. No norte da ilha, numa parceria com a sociedade amigos de bairro, foi entregue este ano o Sistema de Esgotamento Sanitário Praia do Pinto/Ponta Azeda.
Também foi implantada rede de esgoto nos bairros do Jardim Éden e Barra Velha. Hoje, a Sabesp e a Vigilância Sanitária realizam visitas técnicas nos imóveis para ressaltar a importância da conexão ao sistema. Entre imóveis comerciais e residenciais foram feitas 3.212 ligações este ano, segundo a Vigilância Sanitária de Ilhabela com base em relatório da Sabesp.
Vale lembrar que as conexões residenciais são feitas gratuitamente pela Sabesp e podem ser solicitadas na Agência de Atendimento da cidade, situada na Avenida Princesa Isabel, 1.274, no bairro do Perequê.
Fonte: Ass. Comunicação PMI
Foto: Divulgação | PMI