quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Última audiência do Plano Plurianual reúne entidades e aponta prioridades gerais de Ilhabela


A Prefeitura de Ilhabela realizou na noite da última terça-feira (11/12), no auditório da Secretaria de Turismo e Fomento, na Barra Velha, a plenária geral para elaboração do Plano Plurianual 2014-2017. A última audiência - de um total de sete realizadas - reuniu as principais entidades que atuam no município e apontou prioridades de caráter geral.

Isto porque, as seis primeiras plenárias mostraram as necessidades de acordo com a região. Em cada uma delas, de três a cinco dias antes da audiência, a Prefeitura promoveu uma pesquisa nos bairros, com apoio dos agentes comunitários de saúde.

Para a plenária geral, a pesquisa foi respondida pelas associações, sociedades amigos de bairro, entre outras instituições. Das entidades representadas na audiência da última terça-feira estavam: Rotary Club, Associação do Movimento Afrodescendente, Instituto Ilhabela Sustentável, Observatório Social de Ilhabela, Lions Clube, Associação Creche, Associação de Bartenders, além de conselheiros de educação, saúde e membros da Fundação Arte e Cultura.

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, e o secretário municipal de Finanças, Maurício Calil, apresentaram o resultado da pesquisa. Das 65 entidades cadastradas e notificadas, 26 responderam à pesquisa (40%).

Colucci citou que algumas propostas não dependem exclusivamente da Prefeitura, mas que buscará as parcerias necessárias para que as melhorias sejam realizadas. “Algumas reivindicações e propostas são parcerias grandes e que vamos lutar para fazer”, destacou.

Dos temas de caráter geral apontados, a priorização ficou da seguinte maneira para os dois primeiros anos a contar da vigência do Plano Plurianual em 2014: 1º ano – criação do Centro de Operações Integradas (Polícia Militar, Polícia Civil e Defesa Civil), Centro de Identificação e Apoio Social (a ser instalado próximo à saída da balsa), Centro de Gerenciamento de Podas, atualização do Plano Gestor de Turismo, implantação do Posto da Polícia Ambiental e Escola de Hotelaria e Gastronomia em parceria com o Senac; 2º ano – infraestrutura urbanística em áreas de regularização, laboratório de análises clínicas junto ao hospital, atendimento público em Castelhanos (escola, UBS, banheiro, posto salva-vidas e centro cultural/turístico), estruturação e manutenção de trilhas, elaboração de Plano de Macrodrenagem, e ainda a criação de uma marina pública em parceria com a iniciativa privada. 

Já para os dois anos seguintes, as prioridades identificadas na pesquisa são estas: 3º ano – instalação de posto de saúde na Ilha dos Búzios, construção das obras da Estrada dos Castelhanos em parceria com o DER, novo sistema de atracadouro de balsas em parceria com o Governo do Estado, recuperação da trilha do Bonete e passarelas no Areado e Saquinho, bicicletários públicos e sede própria para a ETEC; 4º ano – Museu de Ilhabela, energia elétrica para comunidades tradicionais, novo paço municipal, criação de espaço para kitesurf e academia pública de esportes e artes marciais no Polo de Educação Integrada de Ilhabela.

Também foram sugeridas para a inclusão do PPA 2014-2017 as propostas: construção de casas populares, contratação de planejamento estratégico, saneamento básico em áreas ainda não atendidas, regulamentação do Fundo Municipal da Cultura, reurbanização de acesso às praias e novos concursos públicos. A última audiência para a elaboração do Plano Plurianual contou ainda com a presença do chefe de Gabinete da Prefeitura, Julio Cezar De Tullio e dos secretários municipais Sonia Monteiro (Saúde), Flávio Miranda (Obras), Cristobal Parraga (Administração), Simone Di Fonzo (Cultura) e Flávio César (Esportes). A ideia é que ainda seja realizado um fórum em fevereiro, após o Carnaval.

Fonte: Ass. Comunicação PMI
Foto: Gustave Gama | PMI