O escultor Gilmar Pinna - embaixador cultural de Ilhabela - recebeu esta semana o título de Doutor Honoris causa, concedido pela FIG-Unimesp, de Guarulhos (SP). A homenagem foi feita pelo mantenedor da universidade, Antonio Darci Panocchia.A solenidade em homenagem ao escultor foi prestigiada por representantes de Ilhabela: o chefe de Gabinete da Prefeitura, Julio Cezar De Tullio, e os vereadores Luiz Paladino, o Luizinho, e Benedita Maria Gonzaga de Campos – Profª Dita. “O Gilmar leva não só a sua arte, mas o nome de Ilhabela para o mundo. Foi uma bela e justa homenagem. As pessoas devem ser homenageadas em vida, tenho certeza que o Gilmar vai trabalhar com ainda mais afinco e garra”, comentou Cezar De Tullio, que representou o prefeito Toninho Colucci, que participava de reunião em São Paulo.
O título Honoris causa é uma locução latina que em português significa “por causa de honra” é utilizada em títulos concedidos por universidades a pessoas que tenham se destacado em determinada área (artes, ciências, filosofia, promoção da paz, causas humanitárias, entre outras).
Gilmar Pinna começou a fazer esculturas ainda criança nas areias das praias do arquipélago. Aos 12 anos já conquistava o primeiro prêmio de escultura.
Estimulado, trocou a areia pelo metal e, incentivado pelo pintor e desenhista basco Fernando Odriozola, de quem se tornou amigo e admirador, começou nos anos 70 a participar de concursos e salões de artes, quando passou a colecionar prêmios.
Em 1976 realizou sua primeira mostra individual, na Galeria Vanguarda, em São Paulo. Seguiram-se outras individuais e participações em exposições coletivas.
Em fevereiro de 2002, a convite da Prefeitura Municipal de Chicago (E.U.A.), Gilmar Pinna realizou palestras em escolas públicas, além de executar obras para algumas entidades americanas (High School de Highland Park e Nature Preservancy (Ong americana de preservação da natureza), entre outros). Em maio de 2005, na cidade de Santander, Espanha, foi instalada a escultura “D. Quixote e Rossinante”, em comemoração ao quarto centenário da obra legendária de Miguel de Cervantes.
No ano de 2006, o escultor realizou no Memorial da América Latina, São Paulo, a exposição de sua maior coletânea de obras, o Projeto Retratos da Vida, com dez esculturas, sendo nove com aproximadamente 20 toneladas cada, homenageando personalidades que de alguma maneira se dedicaram à paz em nossos tempos.
No ano de 2007 foi nomeado pela Câmara Municipal de Ilhabela, Embaixador Cultural de sua cidade natal, por relevantes trabalhos de divulgação e contatos culturais realizados entre Ilhabela e outros municípios, além das suas esculturas expostas no próprio arquipélago. Hoje, Gilmar Pinna trabalha na criação da escultura de “São Jorge Guerreiro”, que será instalada em frente ao Estádio do Corinthians, para a abertura da Copa de 2014.
fonte: Ass. Comunicação PMI
foto: Divulgação