O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, esteve no hospital para fazer a entrega oficial, acompanhado da secretária de Saúde e presidente do Fundo Social, Lúcia Heidorn Reale Colucci. Também participaram da solenidade o chefe de Gabinete, Julio Cezar De Tullio; os secretários municipais Cristobal Parraga (Meio Ambiente), Harry Finger (Turismo), Nuno Gallo (Cultura), Sidney Apocalypse (Assuntos Jurídicos), Flávio Miranda (Obras) e Lídia Sarmento (Educação); a presidenta da Câmara, vereadora Maria das Graças Ferreira, e o vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto; a diretora de Saúde, Cristina Hirakawa; o diretor administrativo do Hospital, Eduardo Rosmaninho, e a diretora técnica Dra. Ana Maria Hirakawa; além de médicos e enfermeiros. “O Hospital Mário Covas tem recebido uma série de investimentos, desde a modernização com os novos equipamentos e a unidade semi-UTI até o trabalho de qualidade no atendimento. Agora, a mais nova conquista a ter dentro do hospital um laboratório de análises clínicas, nesta parceria com a Santa Casa de Ilhabela”, comentou o prefeito.
De acordo com a secretária de Saúde, Lucia Heidorn Reale Colucci, a instalação do laboratório no hospital traz qualidade e agilidade ao serviço. “Vai melhorar e muito a qualidade no atendimento quando há necessidade da realização e interpretação de exames laboratoriais. O tempo resposta vai diminuir muito”, salientou.
Segundo o diretor técnico do hospital, Eduardo Rosmaninho, um exame extremamente importante e que até então era realizado em laboratório em São Sebastião poderá agora ser feito na própria unidade. “Antes, a gasometria tinha de ser feita em laboratório fora da ilha e agora em cinco minutos estará pronto”. Este é um exame que avalia insuficiência respiratória e metabólica em pacientes em situação mais grave.
A provedora da Santa Casa de Misericórdia de Ilhabela, Mônica Kurachina, lembra que há quatro anos o serviço era feito fora do município por uma empresa contratada pela entidade. Desde 2011 os exames passaram a ser realizados em Ilhabela, também por um laboratório contratado. “Agora a Santa Casa passou a ter seu próprio laboratório, com a unidade instalada no Hospital e outra na Vila, onde serão feitos os exames solicitados pelos postos de saúde, rede particular e convênios”, explicou a provedora. “É um ganho para os munícipes e também aos profissionais que trabalham no hospital, garantindo a excelência no resultado dos exames”.
fonte: Ass. Comunicação PMI
foto: Joseph Flore | PMI