segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Secretaria de Saúde de Ilhabela lança campanha de prevenção à Leichmaniose

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, orienta à população para que esteja atenta quanto à leichmaniose visceral canina, provocada por um microorganismo chamado Leishmania chagasi, transmitida pelo mosquito-palha (Lutzomyia cruzi) que faz do cão doméstico o principal reservatório do parasita. A leishmaniose não é transmitida através de lambidas, mordidas ou afagos. O contágio ocorre somente por meio da picada do “mosquito-palha” infectado.

Sintomas nos cães

No princípio, a doença de manifesta com perda de pelo em volta dos olhos, boca e nariz e evolui para perda de peso corporal, crescimento das unhas de forma mais rápida que o normal, falta de apetite, ínguas, diarreias persistentes, vômitos, conjuntivites, desânimo, fraqueza, feridas na pele que demoram a cicatrizar e inchaço abdominal.

Sintomas no homem

No ser humano, os sintomas são: febre irregular e prolongada; anemia; indisposição; palidez de pele ou das mucosas; falta de apetite; perda de pesa, inchaço do abdômen devido ao aumento do fiado e do baço.

Como prevenir

O mosquito-palha é um inseto bem pequeno que costuma se reproduzir em locais com muita matéria orgânica em composição. Portanto, evitar acúmulos de lixo em casa é uma maneira de contribuir para a saúde do meio ambiente e ao mesmo tempo evitar a proliferação dos mosquitos. É necessário manter o ambiente do cão, o quintal e a varanda sempre limpos, livre de fezes e de restos de alimentos e folhagens.

As medidas de controle são o combate ao inseto com a aplicação de inseticida comum no ambiente; a educação da população em relação à posse responsável e controle da natalidade canina, o saneamento básico, além da eutanásia de cães doentes positivos para leishmaniose visceral canina.

Para proteger seu cão

Informe-se com o médico veterinário e leve os exames clínicos laboratoriais necessários. O uso da coleira antiparasitária no seu cão protege 95% das picadas dos insetos.

Os médicos veterinários de Ilhabela que atuam no serviço público e na iniciativa privada participaram na última quinta-feira (8/8) do 1º Encontro Regional sobre Leishmaniose Visceral Americana (LVA), em Taubaté. A Secretaria de Saúde organizou a ida dos profissionais ao evento que foi  aberto a todos os médicos veterinários da região. O encontro fez parte da programação da semana estadual de prevenção da doença.

A equipe da Secretaria de Saúde, durante os próximo meses, distribuirá folhetos de orientação para promover a prevenção à doença.


fonte: Ass. Comunicação PMI
foto: divulgação